quinta-feira, 30 de julho de 2009

Medicina e suas implicações.

Imagine seu filhinho, aquele ursinho pimpão que, até ontem, fazia xixi na cama, contando que passou no vestibular para medicina! Aii, que orgulho! Agora ele está a meio caminho do jaleco branco com nome bordado no bolso. E que fique claro que eu disse meio caminho.

Acontece, queridinhos, que a faculdade de medicina é paulera. O foco aqui é aprender a lidar com a vida dos outros. Acho que isso requer um pouco de reflexão. Não é um mar de rosas, nem playground de zumbis (graças a Deus). Tem que correr atrás da matéria que os professores vão indicar, caçar artigos, descobrir congressos e, se der sorte, encontrar uns pistolões por aí.

No básico, fora a residência, são 6 aninhos. Ou seja, muito tempo pra aprender alguma coisa. Matérias gigantescas, com direitos a trinta páginas de matéria por aula dada e matéria cumulativa (pra vida inteira, rapá). Não basta aprender que seu mindinho mexe, precisa saber como, por quê e quem faz ele mexer. Tem que estudar, vagabundos não tem vez. Ou tem, sei lá, tem tanta burrada por aí hoje, né? Enfim.

E isso tudo, é só a parte FÁCIL. É preciso tempo e esforço pra conseguir ao menos ser chamado de doutor. Que dirá agir como um. No seu primeiro período, quando 'cê ainda tá tentando pegar o ritmo daquela professora psicopata e copiar alguma coisa eles aparecem.
Não, não falo de cadáveres, seu bobinho. Falo de vocês.

Vejam bem, quando um engenheiro entra na faculdade, ninguém pede pra ele projetar uma casa. Porque... seria burrice. Se um músico acaba de ingressar na universidade, ele não será membro interino da Orquestra Sinfônica. Eles tem um nome à zelar, afinal.

Agora imagine um estudante de medicina. Nós queremos apenas, um dia, abrir alguém com aquela faquinha bonitinha - popularmente conhecida como bisturi -, somos uns inúteis. Não sabemos porque os asmáticos não podem encher balão ou quem veio primeiro, ovo ou galinha. Contudo...

TODO MUNDO PENSA O CONTRÁRIO.

Você está no elevador. E sente que o vizinho que sobe com você quer dizer alguma coisa. Pode sentir pelo olhar dele. Ao lançar aquele sorriso encorajador, logo descobre o que era: "Tô com uma dorzinha no ombro..."
Estudantes de medicina não são médicos. Estamos nos preparando para isso. Portanto, eu não posso diagnosticar sua dorzinha no ombro. Eu não sei nem APALPAR ombros.

Parece que, pro mundo, 'estudar medicina' é sinônimo de 'oi, me formei ontem, vamos testar meus conhecimentos rs'. O pior de tudo é a cara de incapaz que te sobra, já que, em 89% dos casos, não há a mínima idéia do que possa ser. E respondemos com o mais sincero pesar:

- Hmm. Não sei, desculpe. (As desculpas são um opcional dos educados)

Isso dói, galera. Além de se sentir burro, fica-se com pena da pessoa, que esperava que VOCÊ fosse capaz de resolver o problema dela. O que não faz sentido. Lembra do que falei sobre engenheiros ali em cima? Pois é.

Tenho um amigo que me considera médica. Vive me contando sobre dores musculares e dormências. Faço o que posso, já que... não sei muita coisa. Ainda - que fique claro. Na fase em que estou, 2º período pra ser exata, é onde as coisas mais elementares começam a se encaixar e conseguimos entender PORQUÊ espetar dói e carinho é bom. Não como é o mecanismo de dor/satisfação. Capiche?

Meu próprio pai vive me fazendo perguntas relativas à área. As quais eu respondo prontamente com um "Pai, comecei agora. Não sei isso ainda." E saio bufando.

Deu pra sacar que é tenso, né?
Mas, não se desesperem, pequenos, estudar medicina é muito bom. Pra quem gosta é o oásis. Só precisamos saber conciliar a quantidade absurda de informações novas com todos que já te consideram formado. Mas, putaquepariu, como são chatos. D:

------

ps¹: esse post não ficou nem metade do que eu planejava. :(
ps²: paciência, queridos. daqui a 6 anos dá pra te dizer o motivo daquela dorzinha. ;)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

/tapa-buraco

Sou uma pessoa muito bem-informada.


Só esqueço isso de vez em quando. E, convenhamos, qualquer um poderia confundir.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Top 5 Motivos pra não se namorar

Estava eu a vagar pela internet, quando encontro este post do Almeida (que recomendo fortemente aos rapazinhos de plantão). Já que ele expôs de maneira tão sagaz as razões para se evitar um namoro, pensei que nós, mulheres, também temos os nossos motivos. Afinal de contas, eles aguentam a TPM, nós aturamos o futebol.

5. Não há descanso.
Alguns homens podem não saber, mas a beleza dói e custa caro. Pernas lisinhas, sobrancelhas perfeitas, peles brilhantes e unhas imaculadas. Muitas de nós sofrem pra conseguir isso.
Quando você é solteira, pode se permitir um dia de relaxamento ou até vários. Mas se você tem um namorado que pode aparecer a qualquer momento na sua casa...


... não pode se dar ao luxo de recebê-lo assim.

Então, ao menor sinal de desalinho ou unha descascada, lá vai você se arrumar. Enquanto o maldito só toma um banho, joga um perfuminho gostoso e corre pro abraço.

Hmm... Por que fazemos isso tudo mesmo...?

4. Impressões.
Todo mundo sabe que mulher é um puta bicho rancoroso. E somos mesmo. Pise no meu calo hoje que chutarei sua canela amanhã. Homens, no entanto, podem resolver tudo com uns socos e uma boa cerveja pra encerrar. Contudo, queridos, eles fazem algo muito pior do que guardar rancor. Eles formam impressões.

Veja bem, imagine que aos 14 anos você foi uma mocinha... digamos... libertina. Hoje, com 16, resolveu que quer algo sério. Show.
Agora, lembra-se dos carinhas com quem você se divertiu? Pois é. Eles tinham amigos, que tinham amigos, que tinham outros conhecidos. E todos eles ouviram de você. Como era charmosinha e simpática e... fácil. Mesmo que você não seja. E não, por mais que você tenha mudado, eles não vão acreditar. Praqueles garotos, você ainda é a menina que só quer divertir. E é isso que eles querem com você.

Resumindo, além de se manter bonita, você também precisa ter um histórico legal. Volte pro tempo em que mamãe dizia 'Não faz isso que você é uma mocinha!'. De repente tudo faz sentido, né? (:

3. BMF > all.
Sabe aquela gíria de patty 'Best Female Friend'? Pois é. Enquanto eram só vocês dois, naquele comecinho gostoso de namoro, era tudo às mil maravilhas. Acontece que seu namorado tem amigos também, e alguns deles podem não gostar de você.

Imagina se, por coincidência, seu aniversário de namoro caia... não sei, no dia do sagrado futebol do mês? Aquele sacana que já não vai com a sua cara vai passar a semana anterior inteira enchendo o ouvido do seu namorado sobre como você é sufocante e que não respeita o espaço dele.

Fora que tudo pode ser usado contra você. Gosta de chocolate? É gorda. Usa meia xadrez? Emo. Curte Winning Eleven? Mulher macho.
Você nunca será boa demais pros amigos dele. E ele costuma ouvir o que eles dizem. Geralmente mais do que à você.

2. TPM? Isso NON ecxiste.
A frase mais cretina que já foi dita nesse planeta foi 'O milagre do nascimento.' O bebêzinho e todo o clima que gerá-lo traz realmente devem ser coisas maravilhosas. Só que infelizmente ninguém engravida todo mês. Por isso o útero, pobrezinho, fica sem ter o que fazer por anos. Para recompensá-lo, alguém teve a genial idéia de criar o ciclo menstrual, que é um bônus para nosso amiguinho ocioso.

Só esqueceram de avisar que isso viria com cólicas, dores de cabeça insuportáveis e, pior, um antes. Uns dias antes dele se esfacelar, nós, mulheres, passamos por isso:

Mesmo que seu namorado seja um ginecologista com tese de pós-doutorado em Tensão Pré-Menstrual, quando você começar a arrancar os cabelos gritando "PORRA, CADÊ MEU ATROVERAN?! CÊ NÃO COMPROU MEU DORFLEX, SEU INÚTIL?!", ele não vai ser tão compreensivo assim.

Além do mais, existe a famosa rotina. Ela, queridos, traz à tona a TPM dos homens. Quando ela bate, você não se preocupa mais em esconder que ta coçando o saco/bunda ou em conter aquele arroto. Como já disse aqui, intimidade é uma merda.

1. Psicose mata.
Na era da internet, quando você começa a namorar, corre pro orkut e muda aquele 'single' prum 'commited', cheio de orgulho. Como nada nessa vida vem de graça, logo pipocam vários scraps no profile do seu namorado. Coisas do tipo:

~ tah namoranu? ahh, mas vc sabi q eh meO, nehh? rsrs

É aí que cai a ficha de que seu namorado tem amigas. Muitas. E, de repente, ele nunca esteve tão disputado. Todas as piriguetes da galáxias resolvem achá-lo o Ó-do-borogodó, passando a deixar recadinho linduxos no scrapbook dele. A Carlinha do inglês, a Roberta do judô e até a Claudia da sala dele. Todas brotam só pra te deixar com a pulga atrás da orelha.

E lá vai você, todo santo dia, conferir o orkut dele e marcar território. Seja com 48341784071389709 de depoimentos sobre como ele é seu whatever-inho ou lotando a página de scraps com recados inúteis e fragmentados.
Logo isso se torna um hábito e sabe-se de cor quem costuma mandar recados ou não. E ai dele se não te passar a senha do profile, aí tem.

Orkut SEMPRE acaba em DR. E todo mundo odeia DR's. A diferença é que homens não discutem relação, só fingem ou, na melhor das hipóteses, arrumam treta pra fugir do assunto. E assim a merda se espalha até que não tenha mais espaço. ):


Agora eu lhe pergunto: POR QUE passar por tudo isso quando você pode comer um chocolate?

~

pp: Não, não virei casaca. Ainda é TOP 7. Só quis manter o modelo do post original. (:
pp²: E aí, Almeida, aprovou? :D

terça-feira, 14 de julho de 2009

Diário de Viagem

#1 - 04/07/09 - Isso são caminhões?
Docemente arrancada do sofá onde cultivava lindos sonhos, desci para atender a porta. Já que havia combinado com a Kérol 7:30h na minha casa, às 8 em ponto entrei no banho. Depois de trocarmos às pressas uma mala gigante por uma pequena por falta de espaço problemas técnicos, lá fomos nós RUMO À TÓQUIOO!! para Curitiba.
Só não contávamos com um pequeno contra-tempo... um ACIDENTE!

Nem foi esse, hein.

Ok, então resolvemos parar num hotel. Por sinal, haviam uns 20 caminhões parados ali. Mamãe olhou prum lado, olhou pro outro e:
- Hmm... isso aqui... é uma parada de caminhões?


#2 - 05/07/09 - O quê de chocolate?
E lá vamos nós de novo! Depois de 12 pedágios e um engarrafamento do inferno em SP chegamos ao Paraná! Não sem antes descobrirmos como as 'tias' do pedágio tem amor à seu trabalho.

Pai: 'Cês num tem vergonha de cobrar 13 reais num pedágio, não?
'Tia': Boa viagem, senhor.

Juro, rachei de rir.
Chegando lá, ansiosa para encontrar minhas amigas, fomos carregados ao restaurante japa que os pais da Mio gostam. Muito simpático, por sinal. Os donos cumprimentam todos que entram. Um doce.
Parada rápida no hotel e-PERIGO! Pessoas falando em espanhol à vista! Prontamente saiu a pérola:

- OLHA A GRIPE SUÍNA! NÃO INTERAGE COM ELES!

Enfim, barriga cheia, time to meet friends and partyyy~ <3
Chegando à casa da Shi, fui recebida com um abraço de urso e quase tivemos traumatismos cranianos. Não perguntem. Mas as meninas estavam usando kigurumi, foi bem feliz. Fora que tinham pipis de chocolate (?). A Kérol adorou.


#3 - 06/07/2009 - Shopping é tudo igual. Só muda o endereço.
Fomos no shopping e eu fui torturada. Descobri que além de mãe consumista tenho amiga consumista e tive que parar em várias lojas pra coçar a bunda comprar, comprar e comprar. E as pobres Shi e Mio tiveram que ficar lá tomando coca.
Quando estávamos no hotel, me ligaram avisando que não sabiam onde estava meu pré-projeto de monografia que eu enviara havia duas semanas - ou mais. Ele foi encontrado pouco depois d'eu contar que estava em Curitiba e que só poderia reenviá-lo no sábado. Hmm...

#4 - 07/07/09 (se fosse 2007 seria bonito :D) - Barreado?
Fomos comer o famoso barreado. A comida que gruda no prato e não cai na sua cabeça.
Só que para chegar ao fuck restaurante que serve o dito cujo, tem um passeio de trem. E ele dura 4h30min. Pensei com meus botões, Deve ser que nem o de Bento Gonçalves! Anda rápido e deve mostrar váááárias coisas legais no caminho!
Leeeedo engano. Se meu primo de 4 anos corresse ao lado do trem, chegaria ao restaurante, comeria barreado, compraria lembranças, voltaria pra curitiba, tomaria um banho e ainda faria tudo isso antes de chegarmos lá. Sério, é um porre. Não tem nada pra ver além de montanhas e pedreiros. Que ficam encarando o trem e pensando 'hihihi, trouxas' enquanto você espera algo empolgante acontecer. De boa, a parte mais legal do passeio é o túnel. Onde ficamos no escurinho do cinema por alguns minutos. Rendeu boas fotos.
Fora que a cidade era quente pra cacete. For God's sake, sair do Rio pra sentir calor?


Ah, o barreado é gostoso. E não cai do prato mesmo. Só que, se quiserem provar, vão de carro, ok? É só 1 horinha.


#5 - 08/07/2009 - POCKY! YUKATAS! JAPÃÃÃO! <3
Fomos no Mercado Municipal. Lá tinha lojas com coisas japonesas e yukatas e...e... putz, esqueci. :D
Mas comprei Pocky até dizer chega. Não dividirei com ninguém. Se sobrar, serão enterrados comigo.

"Pai, afasta de mim esse cálice..."

Finalmente eu e Kérol atingimos o objetivo da viagem! Ir à Caracol comprar os chocolates deliciosos! Hu hu hu >)


#6 - 09/07/09
Descobri que seria meu último dia de viagem. ):
Resolvemos pegar um ônibus que passa por todos os pontos turísticos de Curitiba. A Shi foi um doce e pegou até o primeiro ponto com a gente, mesmo tendo aula depois. Sério, essa menina é um amor.
Paramos no Museu - vulgo Olho -, na Ópera de Arame, na Torre Mercês (Vista) e na Praça Tiradentes. Também passamos por vários parques e memoriais muito bonitos. E eu tirei foto da bundinha gorda das capivaras. :D
Mais tarde me encontrei com a Mio no Mercado Municipal e comprei mais Pocky e um biscoitinho em forma de Coala que PUTAQUEPARIUÉBOMDEMAIS é gostoso à beça. (:

De noitinha saímos pra comer pizza com a família da Mio, a Shi e o escravo dela Rodrigo. After, Mio e Shi dormiram lá. Ficamos de papo até 3 da manhã e, infelizmente fui sonhar meu último sonho em Curitiba.

#7 - 10/07/09 - Bye Bye ~
Foi bem triste na verdade. Acordamos, terminamos de juntar as coisas e descemos pra nos despedir. Fui madura, aceitei a despedida com racionalidade e...

Ok, eu chorei um bocado. Meu nariz parecia um tomate.

E lá fomos nós de novo! Encarar fuckin' 14 horas de carro, graças a um maravilhoso emgarrafamento de 2h30min em SP. (:
Ahh, como eu ADORO São Paulo!


Por fim, queria parabenizar alguém em especial, pela sua resistência e perseverança. Nas 10h de ida e 14h de volta, se manteve impassível e resistiu às adversidades. Fez companhia e não reclamou.

Tchan~ tchan~ tchaaan~

Obrigada ao Haroldo, meu iPod! :DD

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quem gosta de dobrinhas?

Duas primas numa tarde ensolarada de férias, uma delas observa a própria barriga.

- Hmm... dobra.
- Ahh, eu também odeio essas dobrinhas, olha aqui, tô cheia.

Me aproximei para ver.

- Hmm... verdade. A *** tem uma linha na barriga. É horrível, eu não quero ficar com isso.
- No meu caso, como sou preta disfarça.
- É mesmo. Mas eu sou dessa... cor de pergaminho.
- ... Quê?
- Cor de pergaminho.
- Como assim?

- Ué, aquela cor tosca dos pergaminhos.



Hmm... será que eu consigo uma vaga nas cotas com essa?
BlogBlogs.Com.Br

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO