Veio o terceirão e - surpresa! - continuei nanica e, curiosamente, me sentia a mesma besta da oitava série. Hmm... estranho.
Contudo, ainda não era o fim. Tinha a faculdade. Conforme o vestibular se aproximava, caía a ficha de que eu poderia, no ano seguinte, estar me preparando pra fazer algo da vida. Sempre pensei que, quando chegasse a hora, eu simplesmente seria adulta, madura e grande. Quando passei pra faculdade, a idéia me atingiu em cheio e até bateu um certo pânico, porque eu ainda era pequena e imatura. Esperava encontrar lá dentro "Pessoas adultas", como disse um colega de turma.
Em uma das matérias nos fazemos uma prática chamada Caso Clínico, que consiste em perguntas sobre um assunto X debatidas em classe. O tema desse bimestre será relacionado à sangue e afins. Num momento ocioso, resolvi ler as perguntas e uma, em especial, chamou a atenção, então li em voz alta para a única pessoa que estava perto de mim. Falava sobre anemia falciforme.
[kc] Explique que alteração ocorre na hemoglobina falciforme e suas consequências sobre a conformação e a mobilidade eletroforética dessa proteína.
[carol] Aah, fala sério, ninguém mais aguenta anemia falciforme!
... ... ... (0 segundos)
... (1 segundo)
... ... (5 segundos)
... (10 segundos)
[carol] Eletroforética?! Que porra é essa?!?!?
...
... ...
...
[larissa, surgindo do nada] Eletroforética, porra?!?! DD:
Claro que, como pessoas inteligentes e recém saídas de bombardeios de português pelo ano passado, nos propusemos a fazer uma análise semântica da tal 'porra'.
ELETRO|FORÉ|TICA
Eletro = choque elétrico
Foré = Fora, Pretérito Imperfeito do verbo ir
Tica (chica) = Menina
LOGO... Eletroforética significa 'Menina que tomou um choque elétrico' e, portanto, ela adquiriu anemia falciforme!
E pensar que, por todos esses anos, os professores nos disseram que era culpa do DNA!
ps¹. Anemia Falciforme
ps². A eletroforese é definida como o transporte, em solução eletrolítica, de compostos carregados eletricamente sob a influência de um campo elétrico, no qual a separação entre dois solutos ocorre de acordo com diferenças entre suas mobilidades eletroforéticas. (Kuhn & Hoffstetter-Kuhn, 1993).